Será que o Facebook vai mudar em 2017? O que devemos esperar da rede social mais popular do Mundo? Conheça já as principais tendências do Facebook para 2017.
1. Mais vídeo e em direto.
O vídeo foi uma das maiores tendências de 2016 nas redes sociais e promete não dar tréguas em 2017. Mark Zuckerberg até já deu pistas de que dentro de 5 anos o Facebook será “quase só vídeo” e a empresa continua a investir nesta frente.
Os vídeos em direto (Facebook Live) tornaram-se populares para sessões de perguntas & respostas, aulas ao vivo e transmissão de grandes eventos. O próximo passo será permitir às marcas anunciar durante estas transmissões ou no intervalo. Além disso, é provável que venham a surgir novos formatos de anúncios em vídeo. Com estas alterações, a publicidade no Facebook torna-se cada vez mais semelhante à da TV e será necessário produzir os seus anúncios de forma profissional.
2. O Facebook ainda mais mobile.
Os utilizadores já não se limitam a ir ao Facebook em casa, depois do trabalho, num computador. Agora estão online todo o dia, quer seja no seu smartphone ou no tablet. O lucro com os anúncios em mobile tem crescido ao ritmo de 81% ao ano. Durante 2016, o Facebook já faturou 11.4 biliões de dólares: 84% dos quais na rede mobile.
“Sabia que em média o utilizador mobile português acede 14 vezes por dia ao Facebook?”
Por isso, o mobile é uma das grandes tendências do Facebook para 2017. Não só se espera que os anúncios cheguem de forma otimizada aos utilizadores em dispositivos mobile, como haverá novidades no Facebook Messenger e no Facebook Messenger Lite.
O fundador Mark Zuckerberg tinha professado que um produto com menos de 1 bilião de utilizadores não seria “relevante” para as empresas – mas o Facebook Messenger acabou de ultrapassar essa meta. Especula-se que uma nova versão da aplicação irá permitir fazer e gerir encomendas online.
3. Negócios locais no Facebook
Mas essas novas funcionalidades prendem-se também com outra tendência do Facebook para 2017 – chegar aos negócios locais.
Todos os dias são feitas aproximadamente 2 biliões de pesquisas no Facebook relacionadas com marcas, empresas ou serviços – por exemplo, “pizzarias em Ovar” ou “ginásios em Ovar”. Por isso o Facebook estará a planear um sistema de pesquisa paga semelhante ao dos motores de pesquisa. Poderá ainda disponibilizar novas funções apenas para as páginas marcadas como “negócio local” – por exemplo, usar o Facebook Messenger para receber encomendas de pizza ou uma subscrição mensal de ginásio.
4. Diferentes formatos de anúncios no Facebook.
Estima-se que existam 60 milhões de páginas no Facebook. Destas, apenas 3 milhões usam os anúncios disponibilizados no Ads Manager. E dos que o usam, 80% utilizam-no maioritariamente para aumentar o alcance dos seus posts.
Portanto, ainda há muito por onde expandir a base de utilizadores do Ads Manager. Criar novos formatos de anúncio e novos objetivos de campanha poderá ser uma das formas de atingir essa meta em 2017. Aliás, no último mês de Novembro já houve algumas alterações nesse sentido.
De resto, à medida que a competição entre marcas cresce no Facebook, mais necessário se torna investir em anúncios e campanhas para obter os resultados pretendidos. Confie em profissionais especializados para gerir a sua página!
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