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Como funcionam os anúncios do Facebook?

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Como funcionam os anúncios do Facebook?

como funcionam os anúncios do Facebook

Quando dizemos aos nossos clientes que podem aumentar o seu negócio no Facebook, é frequente perguntarem-nos como. Por isso, hoje vamos tentar explicar da melhor forma como funcionam os anúncios do Facebook.

 

1. Como posso anunciar no Facebook?

Quando gerimos uma comunidade no Facebook, página para uma loja ou empresa, temos a possibilidade de criar anúncios para a promover usando o Facebook Ads Manager.

Os anúncios podem assumir vários formatos, de acordo com o objetivo da campanha. O Facebook possui, neste momento, 14 tipos de anúncio que correspondem a 14 objetivos diferentes. Alguns anúncios destinam-se a aumentar a sua notoriedade e a fazer crescer a sua comunidade no Facebook (por exemplo, promover a sua página, promover os seus posts), outros destinam-se a promover um produto ou serviço (por ex., redirecionando tráfego para o seu website, aumentar visualizações de um vídeo, geração de leads), enquanto outros têm como objetivo claro a compra final (por ex., conversões no seu website, aceitar uma oferta/desconto, visitas à sua loja).

 

Que aspeto vão ter os meus anúncios?

Os anúncios no Facebook podem ter vários formatos. Podemos usar uma só foto, um conjunto de fotos (anúncio de carrossel) ou vídeo. No caso dos posts promovidos, o aspeto será exatamente igual ao de um post, mas com a nota “patrocinado”.

 

2. Quem vai ver os meus anúncios no Facebook?

Quando anuncia no Facebook, os seus anúncios aparecerão ao público que poderá estar interessado nos seus produtos ou serviços. Isto é uma vantagem clara sobre anunciar num jornal ou distribuir flyers, em que nunca sabe realmente quem vai ver o seu anúncio.

Ao criar um anúncio na plataforma Ads Manager, conseguimos definir um público-alvo com base em interesses, idade, localização, profissão, nível de escolaridade e hábitos de uso (telemóvel, computador), entre outros. Posteriormente, o Facebook mostrará os nossos anúncios a utilizadores que correspondam aos critérios que definimos. No entanto, agora põem-se outras questões para percebemos como funcionam os anúncios do Facebook:

 

2.1. Mas como é que o Facebook sabe que utilizadores correspondem ao nosso público?

Esta é uma das questões cruciais para percebermos como funcionam os anúncios do Facebook. Em relação à idade, profissão e outros dados pessoais, o Facebook utiliza a informação que os próprios utilizadores fornecem no seu perfil. Quanto aos interesses, esses são definidos pelas páginas que cada utilizador segue e gosta. Por exemplo, se queremos que o nosso público esteja interessado em “comida vegetariana”, o Facebook irá mostrar os anúncios a utilizadores que seguem restaurantes vegetarianos, páginas de receitas e que pertencem a comunidades cujo tópico está definido como “comida vegetariana.”

Além dos nossos gostos, o Facebook também tem em consideração os interesses dos nossos amigos. É por isso que é relativamente frequente vermos anúncios em que o Facebook indica “[nome de um amigo] gostou disto.” ou “[nome de amigo 1], [nome amigo 2] e outros 3 gostam desta página.” Em todo o caso, é feito um esforço para que o anúncio seja relevante para quem o vê. Aliás, quando um anúncio não tem a repercussão esperada junto do público, a sua relevância (medida de 0-10) baixa – e, consequentemente, o custo de cada clique aumenta.

 

2.2. Posso mostrar os meus anúncios no Facebook aos meus clientes?

Sim. Se for pertinente, podemos mostrar os seus anúncios apenas aos fãs da sua página. Também podemos criar um público usando informação que já tenha sobre os seus clientes, como o número de telefone ou email. Nesses casos, o Facebook procura os utilizadores que correspondem aos dados que inserimos. Há ainda a possibilidade de mostrar os anúncios a utilizadores que já visitaram o nosso website – é a opção de remarketing.

 

3. Como é que o Facebook sabe quem é que visitou o meu website ou quem comprou depois de ver o anúncio?

Quando o objetivo dos anúncios é aumentar o número de gostos na página ou num determinado post, é fácil medir os resultados. Já para monitorizar o número de visitas no website ou o número de compras com origem nos anúncios de Facebook é necessário instalar um pixel no seu website. O procedimento é simples e a MDigital poderá fazê-lo por si. As ações de remarketing funcionam da mesma forma.

 

4. Quanto custa anunciar no Facebook?

Os nossos serviços para criar e monitorizar os seus anúncios de Facebook começam a partir de 25€/mês. A isso acresce o que vai pagar ao Facebook, o que depende do seu orçamento e objetivos. Pode definir um orçamento mínimo diário (pelo menos 1€) ou um orçamento para toda a campanha. Um técnico especializado pode conseguir resultados extraordinários mesmo com um orçamento reduzido.

 

5. Onde é que os meus anúncios vão aparecer?

Os anúncios que fazemos no Facebook podem aparecer no mural ou barra lateral (em computador), na versão mobile do Facebook e no Instagram.

 

6. O que acontece se os utilizadores não quiserem ver anúncios?

Recentemente, o Facebook alterou a forma como os utilizadores gerem os anúncios que vêem. Agora é possível “gerir as preferências de anúncios” e o utilizador pode definir que não quer ver anúncios sobre determinados tópicos. Contudo, isso não é motivo para se preocupar! Apenas significa que só quem está realmente interessado no seu anúncio o verá.

 

Agora que já sabe como funcionam os anúncios do Facebook, é mais fácil perceber porque é que aqui na MDigital achamos o Facebook uma ferramenta indispensável para fazer crescer a sua empresa. Não hesite em contactar-nos para mais informações.

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