Glossário de Marketing Digital

blog marketing digital2


O título deste artigo também poderia ser “Marketing Digital Básico Para Totós”, mas “Glossário” é mais correto – e não ofende ninguém.

Google Adwords

O que é o AdWords? O AdWords é uma plataforma de publicidade na qual os marketeers licitam sobre palavras chave de forma a que os seus anúncios apareçam nos resultados de uma pesquisa no Google. Normalmente, quando um digital marketeer se refere ao AdWords, está a referir-se ao AdWords de Pesquisa, por oposição aos Anúncios de Display (ver abaixo).

Google Analytics

O que é o Google Analytics? O Analytics é uma ferramenta gratuita da Google que permite ao proprietário de um website conhecer o seu tráfego. É possível saber quantos utilizadores navegaram pelo website durante um dado período de tempo, de que país ou de que cidade são, a sua língua, se utilizaram telemóvel ou computador para aceder, de que websites provêm, que palavras chave utilizaram para chegar à página, todos os passos (fluxo do utilizador) que são tomados no website, entre muitas outras indicações.

Anúncios de Display

O que são os anúncios de Display? Os anúncios de display são uma forma de publicidade pay-per-click (PPC) que é baseada numa imagem ou foto e algum texto.

Backlinks

O que são os backlinks? Uma ligação de uma página web para outra. É importante no SEO por ser um dos principais fatores para determinar a relevância de um website.

Call to Action / Chamada à Ação

O que é o call to action (CTA)? Um call to action (CTA) é um elemento de um website ou de uma aplicação que urge o utilizador a tomar uma determinada ação (por exemplo, ler mais, comprar, reservar, encomendar). Os CTA costumam ter a forma de um botão com texto a incitar a ação.

Content Marketing / Marketing de Conteúdo

O que é o Marketing de Conteúdo? O Marketing de Conteúdo consiste em criar conteúdos digitais, tal como artigos, infográficos ou ebooks, com o objetivo de informar e aumentar a interação ao mesmo tempo que se promove a marca.

Conversão

O que é uma conversão? Uma conversão é a ação final que o marketeer pretende que o utilizador tome no seu website, página de rede social ou aplicação. Normalmente é “comprar”, mas também pode ser apenas submeter dados de contacto.

CPC / Custo por Clique

O que é o CPC? O custo por clique (CPC) refere-se ao preço real que se paga por cada clique no seu anúncio. As campanhas deste género também se chamam campanhas PPC (do inglês pay-per-click).

CPM / Custo por Mil

O que é o CPM? CPM ou Custo por Mil Impressões é o custo de alcançar 1000 utilizadores com uma campanha de PPC.

CTR / Taxa de Cliques

O que é o CTR? CTR ou Taxa de Cliques é a percentagem de utilizadores que visualiza e efetivamente clica no anúncio.

Ecommerce / Comércio Eletrónico

O que é o Ecommerce? O Ecommerce ou Comércio Eletrónico é a venda de produtos ou serviços na internet, através de uma loja online, rede social ou “mercado”.

Está a pensar abrir a sua loja online? Veja as Tendências do E-commerce para 2017.

Engagement / Interação

O que é o Engagement? O engagement ou a interação refere-se às ações que o utilizador toma que aumentam a sua relação com a marca. Normalmente é usado no contexto de rede social para indicar que quer “seguir” a página, partilhar uma publicação, deixar um gosto, comentar, entre outras ações.

Funil de Vendas

O que é o funil de vendas? O funil é uma metáfora para a jornada do consumidor, cujo envolvimento com a marca se vai “afunilando”. O processo de vendas começa com o momento em que conhece o produto, afunila-se com o primeiro pedido de informação e, se a relação com a marca de mantiver, acaba com a re-compra.

Geração de Leads

O que é a Geração de Leads? A geração de leads é o processo de angariar informações de contacto de potenciais consumidores.

Curioso? Descubra mais sobre geração de leads no nosso ebook sobre o tema.

Impressão

O que é uma impressão? Chamamos “impressão” a cada vez que o seu anúncio é mostrado. Por exemplo, se o seu anúncio teve 5000 impressões, isso significa que apareceu 5000 vezes aos utilizadores.

Inbound Marketing / Marketing de Atração

O que é o Inbound Marketing? O Inbound Marketing ou o Marketing de Atração é uma estratégia que usa vários tipos de marketing de atração – blogs, eventos, webinars, podcasts, redes sociais, SEO, com o objetivo de gerar notoriedade e conversões.

Keywords / Palavras Chave

O que são palavras chave? As palavras chave são os termos que os utilizadores utilizam para pesquisar sobre um determinado tema nos motores de busca. Exemplo “chocolate negro”.

Long-Tail Keywords / Palavras Chave de Cauda Longa

O que são as palavras chave de cauda longa? As palavras-chave de cauda longa são termos de pesquisa específicos, normalmente com mais de 2 palavras. Exemplo: “chocolate negro 99%” ou “chocolate negro 70% para culinária”.

Landing Page

O que é uma landing page? Uma landing page é uma página web dedicada a um tema específico, com o propósito de passar apenas uma mensagem. Normalmente é dotado de um formulário de contacto para que o utilizador peça mais informações sobre o tema.

Nutrição de Leads

O que é a Nutrição de Leads? Nutrição de leads é um processo que tem o objetivo de transformar um pedido de informação em venda.

Código Pixel

O que é o Código Pixel? O Pixel é um código que é instalado no website e que deteta as conversões no website e permite dinamizar campanhas de remarketing. Existe tanto no Facebook como no Google.

Power Editor

O que é o Power Editor (do Facebook)? O Power Editor é uma ferramenta para criar e gerir anúncios no Facebook com elevada precisão.

Leia mais sobre Como funcionam os anúncios no Facebook

PPC

O que é o PPC? PPC é a expressão inglesa para custo por clique (ver acima).

Remarketing

O que é o remarketing? O remarketing é uma estratégia que permite voltar a alcançar utilizadores que já visitaram o seu website. Existe tanto no Facebook como no Google Display.

Leia mais sobre Como usar e instalar o Facebook Retargeting Pixel no WordPress

Responsive / Responsivo

O que é um website responsivo? Um website responsive (responsivo) adapta-se a qualquer dispositivo (PC/ smartphone/ tablet) e a ecrãs de diferentes tamanhos e resoluções.

SEO / Otimização para Motores de Busca

O que é o SEO? O SEO ou otimização para motores de busca tem o objetivo de aumentar o seu ranking no Google e, consequentemente, as visitas orgânicas. Compreende vários aspetos, desde os mais técnicos (relacionados com a programação do website), até ao conteúdo e à experiência de utilizador.

Leia mais sobre os 7 Aspetos de SEO que devia melhorar no seu website

User Experience / Experiência do Utilizador

O que é a user experience? Tal como o nome indica, a user experience (UX) refere-se à experiência que o website proporciona ao utilizador. Um website
com uma boa UX é fácil de navegar, intuitivo, esclarecedor e apelativo.

WordPress

O que é o WordPress? O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo (CMS) gratuito através do qual se pode criar, e facilmente atualizar, websites.


Pretende melhorar a sua presença no mundo digital? Entre em contacto connosco hoje.

Artigos Relacionados

Colabore Connosco

Envie o seu currículo para: [email protected]

Acompanhe-nos

Impulsione o seu negócio online.

Fale connosco sobre o seu projeto ou calcule o custo do seu website.

© 2023 MDigital Agency. Todos os direitos reservados.

Vamos trabalhar juntos?

Fale-nos sobre o seu projeto

Calcule o custo do seu website

Execute o nosso simulador

Receba, de forma automática,
uma estimativa de custo
para o seu website ou loja online.