Tem um website, mas este não aparece bem colocado no Google? Possivelmente, não está otimizado para motores de busca. Veja sete aspetos que deve ter em atenção para otimizar no seu website!
1. Links Otimizados
Ter links otimizados é essencial para a boa performance do seu website. Isto porque, ao ter as palavras-chave no seu link, aumenta a probabilidade de aparecer na página de resultados. No fundo, traduz-se em ter um link como “mdigital.pt/7-aspetos-otimizar-website” em vez de “mdigital.pt/page=?12345”.
A mesma coisa acontece com páginas que designam o seu serviço. Se a sua empresa comercializa esquentadores e termoacumuladores, é importante ter páginas em que estas palavras pareçam no link. Caso contrário, dificilmente aparecerão a pessoas que estão à procura dos seus produtos.
2. A Velocidade do seu Website
A velocidade do seu website também influencia o seu ranking e, portanto, é um dos aspetos que deve otimizar no seu website. Um website que carrega rapidamente proporciona uma melhor experiência de utilizador e, por isso, consegue um ranking melhor.
Há vários aspetos que podem influenciar a velocidade do seu website, como o tamanho do HTML, código mal programado, demasiados scripts, imagens muito pesadas, definições de cache e servidor, entre outros. Se pretende fazer uma avaliação da velocidade do seu website, clique aqui.
3. Sitemap e Robots.txt
O “sitemap” é, literalmente, o mapa do seu website. E é assim tão importante ter um? É. Sem o sitemap, os motores de busca não sabem quantas páginas existem no seu website nem como se relacionam entre elas. Já o robots.txt indica que páginas devem ser indexadas pelo Google.
Tanto o sitemap.xml como o robots.txt são especialmente importantes para websites acabados de criar, lojas online, sites com muito conteúdo arquivado, sites atualizados com muita regularidade e sites com conteúdo duplicado (por exemplo, entre páginas de serviço/landing pages/campanhas).
4. Metadados: meta título, meta descrição e ALT Text
Alguns textos não se “veem”, mas influenciam o seu ranking tanto quanto o seu conteúdo. Estes campos devem estar otimizados com as respetivas palavras-chave, além de serem determinantes para o utilizador clicar ou não no seu website quando o vê na página de resultados.
O meta título e a meta descrição, por exemplo, são os campos que vemos quando pesquisamos no Google. Quantas vezes decidiu não visitar uma página porque não gostou do sumário apresentado? Várias, temos a certeza.
5. Variações da Homepage
Imagine que www.mdigital.pt, https://mdigital.pt/ ou www.mdigital.pt/index.php eram todos cópias da nossa homepage mas não redirecionavam para o mesmo endereço. Seria problemático, porque o Google ia pensar que tínhamos conteúdo triplicado.
No entanto, este é um problema mais comum do que se possa pensar. Há vários websites em que este erro acontece e, se acontece também no seu, deve corrigi-lo. Tente que todas as variações redirecionem para um só url.
6. Domínio
Um dos aspetos que deve otimizar no seu website é o seu domínio – por exemplo, www.mdigital.pt e mdigital.pt devem ir para a mesma página. Apesar de parecer uma otimização “óbvia”, acredite que há vários websites a pecar neste ponto.
O principal problema da versão -www e do domínio simples não irem para a mesma página prende-se sobretudo com os links que deixam para o nosso website. Se ambas as versões não forem para a mesma página, acabamos por “dividir” os backlinks e, por consequência, a autoridade de domínio perante os motores de busca.
7. Erros
Quase todos os websites dão erros ocasionalmente. É quase inevitável: posts que já não existem, links para outros websites (ou mesmo para páginas dentro do website) que já não funcionam, imagens em falta, erros de configuração.
Mas para otimizar a posição do seu website no Google, é importante corrigir todos os erros de que se vai apercebendo. Os links que não funcionam, nomeadamente, podem ser um problema e afetar o ranking no Google.
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