5 Atualizações nas Páginas de Empresa Facebook que Precisa de Saber Já!

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Seja verão ou inverno, época de férias ou a altura mais ocupada do ano, o Facebook jamais adormece.

Durante o último mês, a rede social anunciou uma quantidade considerável de atualizações que vão alterar a forma como comunicamos com os nossos públicos de Facebook.


Aqui fica o que precisa de saber sobre as atualizações de Facebook – Julho de 2016:

  • O Audience Network expandir-se-á além do Facebook
  • A regra dos 20% de texto na imagem terminou
  • O Facebook adicionou mapas ao seu sistema de Anúncios de Alcance Local
  • A grande atualização do Feed de Notícias irá diminuir o alcance das marcas
  • O Facebook Exchange irá terminar


Preparado para saber mais?

Vamos analisar as cinco atualizações de Facebook mais importantes que cada marketeer necessita de conhecer e discutiremos o impacto de cada uma sobre as marcas e anunciantes.

1. O Audience Network expandir-se-á além do Facebook

Até agora, os publicitários tinham a oportunidade de comunicar com 1.65 mil milhões de utilizadores do Facebook. Este número está prestes a mudar muito em breve (e não estamos a falar de um declínio).

mil milhoes utilizadores facebook

O Facebook irá expandir o alcance do seu Audience Network para que os anúncios sejam visíveis em sites de terceiros e em aplicações para qualquer pessoa que tenha visitado o Facebook – não só os seus utilizadores registados.

A prática, conhecida como publicidade online com base em interesses, já é bastante popular em toda a indústria publicitária.


Então, o que existe nele para todos nós?

De acordo com Alvin Bowles, Chefe das Vendas Editoriais Globais e Operações do Facebook:

“No quarto trimestre de 2015 alcançámos uma taxa de execução anual de mil milhões de dólares em gastos de publicidade através do Audience Network. Com o Audience Network, continuaremos a introduzir novos métodos para os anunciantes tirarem partido de tudo que torna os anúncios de Facebook valiosos para os nossos parceiros: procura de alta qualidade, marketing com base nas pessoas, medição e o nosso sistema de entrega de anúncios.”


Os seus anúncios serão mais relevantes para as pessoas.

Se centenas de utilizadores do Facebook, que visitaram um site de terceiros, também mostrarem interessem nos seus produtos ou aplicação, o Facebook poderá utilizar estes dados para aumentar a relevância dos seus anúncios para os seus não-utilizadores.

Ao utilizar o Audience Network, agora expandido, os marketers podem alcançar pessoas interessadas que, de outra forma, não conseguiriam.

A atualização será revelada ao longo dos meses seguintes, portanto faça figas para conseguir captar novos públicos interessados.

2. A regra dos 20% de texto em imagens de anúncios foi alterada

O Facebook atualizou a sua regra dos 20% de texto em anúncios. Antes da atualização, os publicitários tinham dificuldades em compreender como o Facebook avaliava a densidade do texto nas imagens de publicidade. Os marketers tinham por hábito aplicar uma ferramenta de grelha para garantir que apenas 5 dos seus quadrados 5×5 continham texto.

Agora, o Facebook pretende acabar com a confusão. A empresa anunciou recentemente novas regras para texto em anúncios, deixando claro que suporta imagens de anúncios com pouco ou nenhum texto.

Segundo Afsheen Ali, Gestor do Produto de Marketing no Facebook:

“A nossa pesquisa revelou que as pessoas mostram uma preferência por anúncios com menos texto. Antigamente, se 20% de uma área de imagem era composta por texto, não era aprovada para correr no Facebook, Instagram ou no Audience Network. Estamos a alterar para uma nova solução a fim de melhorar esta experiência, que permitirá aos publicitários uma maior flexibilidade, enquanto nos dá a oportunidade de preservar uma experiência agradável para as pessoas.”


Eis como funciona a nova regra:

A quantidade de texto numa imagem de anúncio é avaliada como OK, Baixa, Média ou Alta.

regra 20 texto facebook anuncios


O Facebook faculta uma fórmula clara dos novos regulamentos:

facebook regra 20 texto classificacao

Como pode verificar, uma grande quantidade de texto numa imagem de anúncio resulta num menor alcance, o que provoca um maior custo-por-aquisição e um potencial perdido.

Pode testar a densidade do texto do seu anúncio recorrendo à Ferramenta Text Overlay.

Além disso, sempre que criar um anúncio na ferramenta de criação de anúncios ou no Power Editor, receberá uma notificação caso a quantidade de texto na sua imagem de anúncio comece a limitar a sua própria distribuição.


Mais sobre a recente alteração:

A nova ferramenta de Text Overlay não é perfeita e ainda dá preferência a imagens de alta densidade sobre outras. Mas, no geral, o Facebook aceita agora imagens de anúncios com maior densidade de texto do que anteriormente (só precisa de pagar mais pela distribuição).


Portanto evite criar anúncios repletos de texto que sejam semelhantes a este:

facebook regra muito

3. O Facebook está a colocar mapas nos seus anúncios, ajudando a medir as visitas à loja

Durante anos, as marcas tiveram dificuldades em medir o impacto das suas campanhas de anúncios do Facebook em visitas e vendas na loja.
Agora, o Facebook está a adicionar mapas aos seus Anúncios de Alcance Local e começará a reportar estimativas de quantas visitas à loja estes anúncios provocaram. As visitas à loja são uma nova métrica adicionada à ferramenta de Relatório de Anúncios do Facebook.

Facebook local ads

Assim será um Anúncio de Alcance local com mapa

Como pode imaginar, conhecer o impacto das suas campanhas de Facebook é extremamente importante quando está a gerir uma loja.
Apesar de as pessoas utilizarem o telemóvel em 45% de todos os seus percursos de compras, a maioria das vendas ainda acontece em negócios tradicionais. De fato, mais de 90% das vendas a retalho acontecem dentro da loja.

Além disso, os Anúncios de Alcance Local ajudam a trazer pessoas provenientes de diferentes localizações para o seu negócio. Combinado com a extensa capacidade de direcionamento do Facebook, estes anúncios facilitam-lhe a hipótese de surgir literalmente nos mapas das pessoas, quando estas procuram por negócios locais. Utilize uma chamada-à-ação tal como “Obter Direções” para atrair novos clientes.


Existem duas opções principais nos anúncios com o objetivo de aumentar o alcance local:

Cartão-mapa – incluir um pin de mapa para a localização do seu negócio, a distância para este, horas de funcionamento e link direto
Botão chamada-à-ação – Obter Direções, Ligar Agora, Aprender Mais, e Enviar Mensagem

Local awareness ads


O Facebook afirma que os publicitários podem utilizar os relatórios de visita de loja para:

  • Verificar quantas pessoas vieram à sua loja após verem uma campanha de Facebook.
  • Otimizar a criatividade, entrega e segmentação, baseadas nas visitas à loja.
  • Analisar os resultados na loja e nas regiões a fim de planear e otimizar futuras campanhas.

Não seria bom aparecer em ferramentas de mapeamento móvel como o Google Maps e Apple Maps, com indicações geográficas para sua loja? Teste o novo formato de anúncios para ver se ele funciona consigo.

Local awareness ads

4. A tão falada atualização ao Feed de Notícias

A 29 de Junho, o Facebook anunciou que iria alterar o seu Feed de Notícias a fim de se centrar mais na família e amigos. O objetivo da atualização do algoritmo passar por mostrar às pessoas as histórias mais relevantes.
Até agora, mais de 40% dos utilizadores do Facebook obtinham as suas notícias a partir de plataforma, segundo um inquérito da Pew Research.

Faceook noticias local plataforma

Mas provavelmente essa tendência cairá em breve. De forma expetável, o número de publicações de amigos e familiares que surge no feed de notícias dos utilizadores crescerá à custa do alcance das marcas e anunciantes. Mas falaremos disto mais à frente.

A decisão para reestruturar todo o Feed de Notícias surgiu como uma reação ao declínio recente das partilhas originais – as pessoas começaram a publicar menos ideias originais, optando por partilhar conteúdo publicado por marcas e publicitários. Isto fez com que os nossos feeds fossem ocupados com artigos e peças editoriais, ao invés de notícias dos nossos amigos e familiares.


O que irá mudar para os marketeers?

Como mencionado anteriormente, o nosso feed de notícias será ocupado com mais publicações dos nossos amigos e familiares.
Para utilizadores regulares do Facebook, isso significa que surgirão menos publicações de anunciantes no seu Feed de Notícias.
A alteração de algoritmo sublinha uma queda contínua do alcance das suas publicações.
De acordo como uma pesquisa da SocialFlow, o alcance do editor no Facebook caiu 42 por cento de Janeiro a Maio.

Se comparar com outro gráfico, que mostra uma crescente tendência de publicações de anunciantes no Facebook (o gráfico mostra publicações que foram apreendidas na plataforma da Social Flow), verá que as publicações de anunciantes não equivalem a um alcance maior.

Ou seja, terá de gastar mais para alcançar o mesmo público.
Com um número crescente de marcas a competir para surgirem nos nossos Feeds de Notícias, elas serão forçadas a subir o seu jogo de licitação e a alocar mais recursos em cada campanha.

5. O Facebook Exchange será desativado em breve

Apesar de esta notícia não ter impacto num grande número de anunciantes, para aqueles que utilizam o Facebook Exchange (o sistema de reorientação de exchanges do Facebook, de base computacional) são tristes notícias. Em breve, a ferramenta será encerrada.

De acordo com o mais recene relatório de rendimentos do Facebook, o mercado móvel representa agora 82 por cento da receita total da empresa.

Além disso, o número de utilizadores ativos mensais que utilizam somente o dispositivo móvel está a aumentar a uma taxa veloz.


Abordámos as cinco principais notícias do Facebook. Vamos revê-las novamente:

  • Pode alcançar ainda mais utilizadores através do agora expandido Audience Network
  • Esqueça a regra dos 20% de texto. Foi-se.
  • Enquanto utilizador dos Anúncios de Alcance Local, terá agora uma melhor perspetiva geral da performance da campanha
  • Marcas e publicitários podem esperar uma queda a pique do alcance das suas publicações nos Feeds de Notícias
  • O Facebook Exchange será encerrado; está na altura de avançar para o móvel


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