Guia Ecommerce: 5 pontos que deve ter em conta ao criar a sua loja online

blog loja online2


Se vai criar a sua loja online, há vários aspetos que não deve descurar. Falamos-lhe aqui nos 5 principais, mas disponibilizamos muito mais informação na nossa nova apresentação sobre e-commerce!

1. Confiança

Um dos principais fatores para ter sucesso com a sua loja online é suscitar confiança. Mas como se transmite confiança através de um website? Há vários fatores: uma boa experiência de utilizador em todo o processo de compra (desde a pesquisa ao pagamento), grande funcionalidade, boa apresentação, transparência e facilidade em encomendar. Além disso, é importante providenciar um apoio ao cliente rápido e satisfatório.

2. Rapidez

Se um website não carrega em 3 segundos, 16% dos utilizadores irá abandoná-lo. A cada novo segundo de espera, esta taxa continua a aumentar. E este comportamento não é válido só na homepage – também se repete nas páginas de produto! Portanto, ter um website que carrega rapidamente é essencial para proporcionar uma boa experiência de utilizador e ser bem sucedido no e-commerce.

3. Filtros

Uma boa loja online precisa de ser funcional, e para ser funcional precisa de filtros eficientes e de um bom sistema de pesquisa. Imagine, por exemplo, uma loja online que vende sapatos. É importante que o catálogo de produtos e que a página de produto de si mostrem todas as cores disponíveis. Os filtros devem ter em consideração o tamanho dos sapatos, as cores, materiais, o tipo de sapato (se é sandália ou bota, por exemplo), o tamanho do salto, entre outras características que apoiam a decisão de compra do utilizador. Estes filtros podem ser criados com bons plugins de ecommerce para WordPress como o WooCommerce.

4. Produtos relacionados

Usando o mesmo exemplo do parágrafo acima:
imagine que a loja online vende o mesmo modelo de sapatos para homem e para menino. Porque não devem aparecer como produtos relacionados? Ou, por exemplo, se um utilizador está à procura de sabrinas. Porque não mostrar várias outras sabrinas como produtos relacionados? Isto também é possível através da criação de categorias em plugins como o WooCommerce.

5. Integração da sua loja online com outros softwares

Se está a pensar abrir uma loja online, outro ponto que deve ter em consideração é a integração do website com o seu software de gestão, software de stocks ou mesmo de faturação. Os plugins mais comuns para o WordPress – como o WooCommerce – têm integração com softwares como o Primavera, o Sage ou o InvoiceXpress, entre outros. Caso contrário, precisa de contratar um programador para se responsabilizar por este processo de sincronização entre a loja online e o seu software de gestão usual.


Quer saber mais sobre lojas online e e-commerce? Faça download gratuito do nosso guia sobre Lojas Online e conheça mais estatísticas, informações sobre o WordPress e saiba o que podemos fazer por si.

Artigos Relacionados

Colabore Connosco

Envie o seu currículo para: [email protected]

Acompanhe-nos

Impulsione o seu negócio online.

Fale connosco sobre o seu projeto ou calcule o custo do seu website.

© 2023 MDigital Agency. Todos os direitos reservados.

Vamos trabalhar juntos?

Fale-nos sobre o seu projeto

Calcule o custo do seu website

Execute o nosso simulador

Receba, de forma automática,
uma estimativa de custo
para o seu website ou loja online.