Se vai criar a sua loja online, há vários aspetos que não deve descurar. Falamos-lhe aqui nos 5 principais, mas disponibilizamos muito mais informação na nossa nova apresentação sobre e-commerce!
1. Confiança
Um dos principais fatores para ter sucesso com a sua loja online é suscitar confiança. Mas como se transmite confiança através de um website? Há vários fatores: uma boa experiência de utilizador em todo o processo de compra (desde a pesquisa ao pagamento), grande funcionalidade, boa apresentação, transparência e facilidade em encomendar. Além disso, é importante providenciar um apoio ao cliente rápido e satisfatório.
2. Rapidez
Se um website não carrega em 3 segundos, 16% dos utilizadores irá abandoná-lo. A cada novo segundo de espera, esta taxa continua a aumentar. E este comportamento não é válido só na homepage – também se repete nas páginas de produto! Portanto, ter um website que carrega rapidamente é essencial para proporcionar uma boa experiência de utilizador e ser bem sucedido no e-commerce.
3. Filtros
Uma boa loja online precisa de ser funcional, e para ser funcional precisa de filtros eficientes e de um bom sistema de pesquisa. Imagine, por exemplo, uma loja online que vende sapatos. É importante que o catálogo de produtos e que a página de produto de si mostrem todas as cores disponíveis. Os filtros devem ter em consideração o tamanho dos sapatos, as cores, materiais, o tipo de sapato (se é sandália ou bota, por exemplo), o tamanho do salto, entre outras características que apoiam a decisão de compra do utilizador. Estes filtros podem ser criados com bons plugins de ecommerce para WordPress como o WooCommerce.
4. Produtos relacionados
Usando o mesmo exemplo do parágrafo acima:
imagine que a loja online vende o mesmo modelo de sapatos para homem e para menino. Porque não devem aparecer como produtos relacionados? Ou, por exemplo, se um utilizador está à procura de sabrinas. Porque não mostrar várias outras sabrinas como produtos relacionados? Isto também é possível através da criação de categorias em plugins como o WooCommerce.
5. Integração da sua loja online com outros softwares
Se está a pensar abrir uma loja online, outro ponto que deve ter em consideração é a integração do website com o seu software de gestão, software de stocks ou mesmo de faturação. Os plugins mais comuns para o WordPress – como o WooCommerce – têm integração com softwares como o Primavera, o Sage ou o InvoiceXpress, entre outros. Caso contrário, precisa de contratar um programador para se responsabilizar por este processo de sincronização entre a loja online e o seu software de gestão usual.
Quer saber mais sobre lojas online e e-commerce? Faça download gratuito do nosso guia sobre Lojas Online e conheça mais estatísticas, informações sobre o WordPress e saiba o que podemos fazer por si.